Entenda como ter seu site bem posicionado no Google e como isso pode alavancar seu negócio

Você já parou para pensar quantas vezes por semana, ou melhor, por dia, você busca alguma informação no Google? E quantas destas pesquisas não são referentes a produtos e serviços? O preço daquele tênis, a melhor pizzaria da cidade que visitará no final de semana, aquele chaveiro 24h naquela noite de emergência… Eu mesmo, em um emergência com o carro às 3 da manhã fui salvo graças ao Google, encontrei um borracheiro 24h que me ajudou, e ganhou um cliente, graças ao seu site que estava disponível na pesquisa do Google.

O que é SEO?

Significa Search Engine Optimization, algo como Otimização Para Motor de Buscas, são uma série de procedimentos realizados em um site para que este seja “visto” da melhor forma pelos mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo…), melhorando seu posicionamento nos resultados de buscas, com o objetivo que apareça mas primeiras páginas, aumentando o tráfego do site e, consequentemente, gerando oportunidades ne negócios.

Como funciona o SEO para o Google?

Ao contrário do que muita gente pensa, ou prega, inclusive alguns “profissionais”, a repetição das palavras chaves de um site não siginifica um bom posicionamento no resultado das pesquisas. Isso, sim, já foi uma realidade, mas a verdade é que o sistema de pesquisa do Google está a cada dia mais aperfeiçoado e alguns “truques” que até pouco tempo apresentavam resultados, além de não funcionarem mais, podem até serem considerados negativos (black hat) e os sites que os utilizam, penalizados pelo próprio Google! Acredite, você não iria querer isso para seu site…

Mas como ter meu site na primeira página do Google?

Como dissemos anteriormente, é um processo, que pode levar de 1 a 12 meses, dependendo do nível de concorrência. Além disso, é um trabalho contínuo. Dada a importância de estar bem posicionado no Google, muitas empresas investem muito trabalho para obterem este resultado, pois acredite, vale a pena.
Essa dinâmica mudou drasticamente muitos mercados, os consumidores têm mais acesso à informação e à pesquisa de concorrentes e querem a cada dia mais um envolvimento com as marcas, o que nos leva ao primeiro e principal ponto:

01) Seja relevante

Seu site precisa estar atualizado e gerando conteúdo continuamente. Conteúdo que realmente interesse ao seu cliente, não basta apenas falar do seu produto, é preciso ser criativo e ir muito além, criando e estimulando o engajamento do seu público.

02) Definição das palavras chaves

As palavras chaves em sí não fazem milagres, é preciso que sejam bem selecionadas de acordo com seu site, com a concorrência e com a forma de pensar do seu público. Para isso existem algumas ferramentas como o planejador de palavras chaves do próprio Google. Mas para um bom resultado, é preciso ir muto além, você precisa conhecer bem seu público e efetuar pesquisas, além de muita estratégia.

03) Cadastro Google Analytics

O Google analytics é uma ferramenta essencial para que possa analizar os dados de visitantes em seu site, para montar estratégias e entender qual o fluxo em sua página: de onde vêm e para onde vão os visitantes, quanto tempo acessam uma página específica, etc. Para isso você precisa incluir algumas informações em sua página, o que pode ser feito por usuários intermediários.

04) Cadastro Google Webmaster Tools

Outra ferramenta essencial para sites de alta performce, oferecida pelo próprio Google. Aqui talvez já seja aconselhável a contratação de uma agência especializada em marketing digital.

05) Criar sitemap e Robots.txt

Estes dois arquivos exigem noção de programação e são de grande impacto no resultado das buscas. Mais uma vez, uma empresa especializada pode ser a melhor opção.

06) Gere tráfego para seu site

O volume de visitantes e o alto fluxo em seu site são importantes para que o Google entenda que trata-se de um site de grande interesse para o público. No começo talvez seja interessante desenvolver campanhas pagas atavés do Google e Facebook para obter um tráfego inicial.

07) Otimize suas imagens para o Google

As imagens em seu site precisam estar corretamente nomeadas e com o campo “alt” preenchido corretamente, uma agência de marketing digital conseguirá fazer isso para você.

Estes são alguns passos iniciais imprescindíveis se você deseja um bom resultado na internet. O processo é trabalhoso, mas o resultado por estar na primeira página do Google vale o esforço. A quantidade de visitantes é proporcional à sua chance de criar oportunidades.

Alguns dos clientes da Prographics possuem mais de 70% da estratégia de seu negócio baseda na internet e 90% de seus novos clientes são provenientes de pesquisas no Google. Parece impressionante, mas essa é a nova realidade para boa parte dos segmentos.

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