Pesquisa realizada pela Ipsos Public Affairs com os maiores SEOs do país indicam as principais medidas que os entrevistados acreditam serem essenciais para conciliar gestão da crise atual e as inovações do futuro.

A pesquisa realizou questões abertas para as iniciativas adotadas HOJE para transformar a empresa no futuro, dentre as respostas, as principais foram:

INVESTIMENTOS: Branding e identidade de marca e Expansão no número de unidades.

TECNOLOGIA: Aquisição e integração.

QUALIFICAÇÃO: Planejamento sucessório e desenvolvimento de novos talentos.

NOVOS SEGMENTOS E PRODUTOS: Desenvolvimento de novos produtos.

INOVAÇÃO: Busca de oportunidades para inovar na crise.

ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO: Experiência operacional, internacionalização e ganhos de produtividade.

PROCESSOS: Estabelecimento de políticas e rotinas, gestão da transformação e reavaliação de processos.

SUSTENTABILIDADE: Racionalização dos gastos.

OUTROS: Relacionamento com o cliente.

A pesquisa nos mostra alguns pontos interessantes, apesar da receita básica de crescimento com inovação e sustentabilidade, pilares essenciais, o investimento em branding se mostra como uma das principais iniciativas, afinal,

a marca e seus valores tangíveis e intangíveis são pouco afetados por crises de curto a médio prazo, tornando-a um dos ativos mais importante para qualquer empresa

Este dado se mostra ainda mais interessante ao analisarmos como existe uma reorganização na estrutura organizacional estratégica, quando falamos de Marketing, Publicidade e Branding. Cada vez mais todos os esforços apontam para um mesmo objetivo, AGREGAR VALOR À MARCA. A criação de marcas fortes, marcas com alma, marcas que carregam consigo promessas e ENTREGAS. Hoje, mais do que nunca, o branding deve preceder qualquer esforço em marketing.

A pesquisa também levantou as principais medidas para conciliar a gestão do presente com a inovação do futuro, as principais respostas foram:

INVESTIMENTOS: Reativação da cultura organizacional.

SUSTENTABILIDADE: Contenção de despesas desnecessárias.

GOVERNANÇA: Redefinição de visão de propósito, máximo alinhamento com a matriz e mapeamento dos drives do negócio.

TECNOLOGIA: Maior integração, criação de times para a gestão digital e roadmap para a transformação digital.

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: Contratação de consultorias, aperfeiçoamento de processos e desenvolvimento de novos canais.

GESTÃO DE PESSOAS: Políticas de qualificação e meritocracia e equipes exclusivas, orçamentos e indicadores para P&D.

Confira todos os dados aqui.

Marcelo M. Mizuno é Brand Strategist e designer, pós-graduado em gestão de negócios e proprietário da Prographics, agência especializada em design estratégico e gestão de marcas.

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